Castell: bolo de origem portuguesa no Japão

Cultura de comida

O “castella” (カステラ) é um bolo de origem portuguesa que se tornou popular no Japão. Feito com ingredientes simples como ovos, açúcar, farinha e amido, o castella é conhecido por sua textura macia e sabor suave. Ele tem uma longa história no Japão, remontando ao século XVI, quando foi introduzido pelos portugueses. Hoje, o castella é apreciado como um doce tradicional e um presente popular em várias ocasiões no país.

Wagashi de origem Nanban

A expressão ‘南蛮由来にして和菓子’ se refere aos doces japoneses influenciados pelo ‘Nanban’ – termo que representa as influências ocidentais. Essa expressão indica que no século XVI, ingredientes e técnicas culinárias ocidentais trazidos de Portugal para o Japão influenciaram os doces tradicionais japoneses, resultando em novos estilos de sobremesas. Esse período de intercâmbio cultural foi um dos fatores que adicionou novos elementos à culinária japonesa.

O Kasutera é um doce de origem ‘Nanban’ trazida de Portugal. No entanto, também se desenvolveu de forma única no Japão, e aquele familiar doce para os japoneses não guarda mais sua forma original, sem exagero.

Portanto, para algumas pessoas, categorizar o Kasutera como um doce tradicional japonês pode parecer estranho, dada a sua semelhança com bolos. Na verdade, às vezes é chamado de ‘Kasutera Cake’. No entanto, o Kasutera é realmente um doce japonês legítimo.

A origem do Kasutera remonta ao Reino de Castela na Europa medieval, na região central da Península Ibérica.

Inicialmente, era um pão doce semelhante ao ‘bollo‘, e a palavra espanhola ‘Castilla’ era pronunciada como ‘Kasutēra’ em português, e isso foi transmitido ao Japão como Kasutera.

Por curiosidade, há também teorias que afirmam que o Kasutera tem origem no biscoito espanhol ‘Bizcocho’ ou no bolo português ‘Pão de Ló’.”

Original de Nagasaki

Bem, sem dúvida, a cidade natal original do Kasutera no Japão é Nagasaki. Na mesma cidade, no século 16, os portos foram abertos e o comércio com Portugal começou. Foi durante essas negociações que o doce chamado Kasutera também foi introduzido. Devido a essa história, o Kasutera teve seu início e desenvolvimento em Nagasaki.

Como mencionado anteriormente, a forma original do Kasutera era completamente diferente daquela que associamos ao Kasutera hoje.

O sabor familiar do Kasutera para nós foi resultado de esforços de aperfeiçoamento e pesquisa feitos pelos confeiteiros de Nagasaki. Foi o primeiro Yamanouchiya Sadazuke que inaugurou sua loja na cidade de Motoorimachi, em Nagasaki, e começou a fazer doces como Kasutera e doces em conserva de açúcar em 1681 (primeiro ano da era Tenna).

Depois disso, o Kasutera se espalhou por todo o Japão a partir do final do século 17. Até então, o Kasutera era principalmente produzido em Nagasaki, mas sua fama como uma lembrança popular de Nagasaki o levou a ser compartilhado em todo o país.

Relação com outra comida

No ‘Nagasaki Yowa-sou‘ (長崎夜話草) escrito por Nishikawa Nasami (長崎夜話草) em 1719 (4º ano da era Kyoho), o Kasutera é mencionado como um tipo de doce dos bárbaros de Nagasaki. Naquela época, certamente já era um presente famoso.

Em fato, durante o período do meio da era Edo, o Kasutera era reconhecido como um doce japonês no Castelo Edo e era oferecido em recepções para enviados imperiais. Provavelmente, naquela época, ele era considerado um doce japonês de alta classe (o açúcar era produtos de luxo).

Após essa época, várias regiões do Japão desenvolveram suas próprias versões distintas de Kasutera. Como por exemplo Aizu Ao de Aizuwakamatsu, o Tarte de Ehime, o Yakumo Ogura de Shimane, e o Momo Kasutera de Nagasaki.

Além disso, o Siberia Cake também é uma evolução do Kasutera. E há o Kasutera de Taiwan, que se diz ter sido uma receita japonesa adaptada ao gosto dos taiwaneses durante o período de domínio japonês.

Castella de Taiwan

E de forma um tanto peculiar, há também o Kansai Kasutera de peixe fresco, da prefeitura de Okayama (principalmente na cidade de Kurashiki). É interessante ver como o conceito do Kasutera influenciou áreas além dos doces. E para finalizar com uma curiosidade relacionada a outras áreas, o Ano Novo no Japão tem o Datemaki, que é o rolo de omelete doce. A raiz do Datemaki está ligada ao Kasutera, pois o prato ‘Kasutera Kamaboko’ é sua origem.

E falando mais, diz-se que o Datemaki foi na verdade inspirado no rocambole.

Fonte:

【長崎カステラ】400年以上の歴史を持つ和菓子!地元民が教えるおすすめ店舗|THE GATE|日本の旅行観光マガジン・観光旅行情報掲載 (thegate12.com)

【歴史400年の和菓子】長崎カステラのルーツに迫る!歴史や由来もご紹介 | Cake.jp マガジン

Copied title and URL