
Receita de Sobá de Okinawa, da minha família (mais especificamente, minha sogra).
Na nossa casa comemos Sobá de Okinawa para passar o ano novo.
Por que? Porque é gostoso, a nossa família é de Okinawa, e a pessoa que faz está de férias no ano novo e não tem nada pra fazer.
Eu pessoalmente não gosto do Sóki (osso de costela de porco), mas em casa misturamos 3 tipos de Dashi (Peixe, porco, galinha).
Modo de preparo de Sobá de Okinawa
Ingredientes
(Para umas 6 pessoas)
- Sopa
Katsuo Bushi (flocos de atum ressecado)

*Se não achar pode substituir por Hondashi, mas não vai ser a mesma coisa.

Ossada de frango

Sóki – costela de porco

*Se não achar costela de porco ou não curtir porco, no Brasil pode substituir por ossada de galinha caipira, e salgar com tablets de caldo de carne.
Macarrão de Okinawa.

pode substituir por macarrão spaghetti Nissin

Cebolinha
Uns 6 ovos
Gengibre vermelho

Kamaboko, para quem gosta. Obs na nossa casa, não colocamos porque ninguém gosta.

Sal, shoyu, açúcar e saquê de cozinha para tempero.
Se mora no Japão, os ingredientes podem ser encontrados na lojinha de produtos de Okinawa. Mas se não achar o macarrão, por exemplo, pode substituir por macarrão chinês, ou daqueles para Yakisoba.
Se você não achar o que pode servir de hondashi, pode tentar usar caldo de peixe.
Preparo
Dashi de Atum
Para preparar, desligue o fogo após ferver um litro de água e coloque os flocos de atum em um sachê de pano ou filtro. Em seguida, adicione o sachê à água e deixe-o em infusão por alguns minutos antes de retirá-lo.


Dashi de frango
Para preparar o caldo de frango, comece por ferver a ossada do frango até descongelar, caso esteja congelado.
Em seguida, retire a pele e os órgãos internos, e se conseguir, os ossos das costas e costelas, para facilitar a remoção. Transfira para a panela de pressão e adicione cerca de 2 litros de água.
Ferva até que apareçam espumas branqueadas na superfície da sopa, então retire toda a espuma e continue fervendo até que não saia mais em grande quantidade. Este processo levará algum tempo, mas o resultado será um caldo de frango claro e saboroso.

Depois de retirar toda a espuma, conhecida como “aku”, desligue o fogo e tampe a panela de pressão. Certifique-se de verificar o nível de água na panela antes de colocar na pressão. Deixe cozinhar por cerca de 60 minutos. É possível facilitar a retirada do frango cozido colocando-o em um sachê antes de colocá-lo na panela de pressão. Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e retire a panela da fonte de calor. Espere a pressão da panela sair naturalmente antes de abrir e retirar o sachê com o frango cozido.
Misturar os dois dashis.
Misture o Dashi de atum com o Dashi de frango (em 1/2 para dashi de atum), e salgue a gosto.
Costela de porco
Se a costela estiver congelada, descongele antes de prosseguir. Em seguida, lave bem em água corrente para retirar qualquer cheiro. Coloque a costela na panela de pressão sem tampar, adicione 1 litro de água e deixe ferver. Retire toda a espuma que surgir, assim como fez com a ossada de frango.
Tampe a panela e deixe cozinhar sob pressão por cerca de 60 minutos. Depois disso, adicione shoyu, açúcar e saquê para dar sabor e fervente novamente por alguns minutos antes de desligar o fogo. Certifique-se de ajustar a quantidade de temperos de acordo com seu gosto pessoal.
Montagem
O ovo é para fazer vários omeletes bem finos como crepe francesa (ou panqueca) e cortar em tirar bem finas.
Cortar a cebolinha bem fininhas.
Cozinhas o macarrão, e colocar em uma tigela funda.
Coloque o ovo, cebolinha e a carne de costela de porco, e o gengibre vermelho no meio.
Jogue a sopa de frango+atum até a metade e a sopa que ficou da costela de porco.
Coma com pimenta de okinawa (pimenta conservada no awamori) ou com shitimi (pimenta de sete sabores japonesa), se tiver.

Compensa comer fora, claro
E depois de toda essa receita longa, devo lhe dizer.
Se mora no Japão sai mais barato comprar em loja de produtos de Okinawa vende a sopa pronta, ou ir em restaurante de culinária Okinawa por aí espalhado e comer lá.
Agora
Se você mora no Brasil, achar um lugar que lhe ofereça um sobá que não seja macarronada com shoyu, sai mais barato comer no restaurante ou barraca da feira.
Comer comida boa custa dinheiro, mas para quem gosta de testar receitas novas, aqui está a versão da minha família.
Versão mais simples
E se quiser só matar a vontade, pode fazer a sopa com caldo de carne e galinha caipira Knor, os dois juntos que fica melhor com uma pitada de shoyu.
Colocar o macarrão da Nissin, que apresentei acima, que é bem parecida, com cebolinha e tiras de omelete.
Não fica apresentável para visitas, mas dá pra matar vontade de sobá.
Ainda mais se tiver gengibre vermelho em mãos.